-
Arquitetos: Describing Architecture Studio
- Área: 1 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Archi-Translato
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Restaurante de Banquetes da Família Wufu Shanshui Dragon está localizado na vila de Longjing, na cidade de Baofeng, condado de Zhushan, na província de Hubei, China. Como sede principal do Parque de Inovação Agrícola Inteligente Wufu Longjing, o proprietário espera ter um espaço característico para refeições, que possa ser conveniente para lazer, pesquisa e para os moradores desfrutarem a comida. O projeto também está próximo ao espaço espiritual da vila de Longjing — a Praça da Árvore Antiga de Longjing, de forma que o proprietário espera que os novos edifícios e locais possam ser associados a ela e configurar uma relação entre as linhas visuais e móveis.
A vila de Longjing é famosa por suas árvores antigas, Longjing e Longquan, além de ser rica em chá. Após a última rodada de revitalização rural, a comunidade ganhou uma face unificada com paredes brancas e azulejos cinzas; a Praça de Longjing também foi renovada e se tornou o único local de encontro na sede do vilarejo. O briefing do projeto exigia um espaço para refeições que pudesse acomodar até 24 mesas ao mesmo tempo, com tamanhos variados e espaços individuais para receber recepções temporárias ou reservas, incluindo serviços de bufê para festas ou casamentos. O lote é estreito e longo, próximo à Praça de Longjing, e não há uma direção rígida. O crescimento livre da vila enfraquece ainda mais o senso de ordem no layout do novo edifício, e a única referência vem das antigas árvores Longjing, que servem como uma espécie de "orientação" invisível.
Caixas Espalhadas. Conforme os requisitos funcionais, o edifício é dividido em 20 unidades relativamente independentes, incluindo restaurantes, banheiros e espaços de recepção. Cada espaço para refeições varia em tamanho e pode acomodar de uma a quatro mesas. Eles são dispostos linearmente, em fileiras simples e duplas, independentes e conectadas, combinando um espaço de circulação rico e eficaz. As unidades voltadas para o norte mudam gradualmente e acabam se combinando em uma interface de construção com uma natureza centrípeta (como se os edifícios cercassem uma árvore antiga). Cada módulo está aberto para a paisagem, maximizando a inclusão da paisagem rural enquanto garante a privacidade. As unidades de recepção estão localizadas junto a entrada, proporcionando novas relações espaciais e quebrando efetivamente a monotonia da forma geométrica do edifício, criando uma experiência visual rica na entrada. O conjunto não possui um gerenciamento de acesso rigoroso, enfatizando ainda mais a sua abertura. Os usuários podem acessar de várias direções, como se estivessem chegando a um vilarejo. Devido à variação do terreno, os diferentes tamanhos de módulos têm alturas internas variadas, permitindo que os usuários experimentem diferentes sensações corporais em volumes semelhantes, enriquecendo a experiência geral.
Telhado Unificado. Todos os volumes independentes são unificados sob uma cobertura leve. O telhado ondulado segue o contorno das caixas e do terreno, proporcionando sombra e abrigo. Os espaços abertos do lado de fora das caixas oferecem lugares para parar, descansar ou encontrar o olhar do outro. O espaço elevado na área central sugere o sentido do ritual da entrada, e a parte da circulação externo do lado oeste pode efetivamente estreitar a linha de visão e tornar-se a escala dos beirais externos próximos à casa particular. Toda a cobertura e a caixa principal são estritamente destacadas, não participando da estrutura de manutenção espacial da caixa unitária. Um espaço entre as coberturas foi mantido para permitir a passagem do vento. A telha de linóleo foi definida como material da cobertura, por conta do peso do próprio material, a facilidade de construção, o preço relativamente baixo e a facilidade de modelagem.
Estrutura Livre. O edifício inteiro consiste em dois tipos de estruturas. As "caixas" funcionais geométricas regulares são estruturas emolduradas, o que facilita a compreensão dos trabalhadores locais e garante um certo nível de precisão. O grande telhado é sustentado por uma estrutura de aço e utiliza um método construtivo mais industrializado. Considerando a proporção dos pilares, uma medida foi tomada para minimizar sua seção transversal, inserindo colunas de aço relativamente pequenas (9 cm de diâmetro) nas vigas e colunas de aço relativamente grandes (10 cm de diâmetro) no piso. Isso permite que o sistema de suporte tenha uma expressão visual relativamente livre. O suporte horizontal principal é fornecido por vigas de aço medindo 180x90x4,5x4,5, sobrepostas com base na altura do telhado. O método de conexão semi-rígido e semi-articulado é usado para restringir a rotação das vigas nos suportes e para transmitir um determinado momento de flexão e força de cisalhamento. As colunas, vigas e terças de aço expostas se integram gradualmente à ordem estrutural com o apoio do piso de madeira.
Riqueza de Baixa Tecnologia. Através da observação das casas rurais vernaculares, o telhado livre semelhante se tornou a característica de crescimento das construções rurais nos últimos 20 anos. Essa construção espontânea e semi-industrial, que remodelou o telhado da arquitetura rural no século XXI, é um resultado direto do processo de urbanização e é a personificação industrial da construção rural. As empresas de estruturas metálicas e os fabricantes de coberturas metálicas leves tornaram-se gradualmente a nova força no sistema de construção municipal. Com a ajuda desse sistema semi-industrial, podemos realmente enfrentar o status quo da construção do município, restringir o desempenho externo de nós complexos e lidar razoavelmente com as relações internas e externas do próprio edifício, encontrando um equilíbrio adequado no orçamento apertado.